hiperatividade logo

Como manter a energia nos treinos e no dia a dia

Trabalho, estudos, vida social, família e a prática de esportes. Encaixar todas essas atividades na rotina pode ser muito mais cansativo do que parece. Mas é possível manter as energias carregadas para cumprir todos estes compromissos em alto nível, seguindo algumas dicas simples e efetivas.

Ter uma alimentação balanceada, levar a sério o descanso e lembrar-se o quanto cada uma daquelas atividades é importante para você são algumas das principais. Mesmo assim, quando o cansaço bater, dá para recorrer a bebidas energéticas para retomar a energia.

Cinco dicas para manter a energia nos treinos e no dia a dia

1. Alimentação

A alimentação é a base de tudo! Para um treino render e para você ter mais energia é fundamental adequar a alimentação e assim ter uma melhor performance. E assim como nos treinos, o que colocamos em nossas refeições tem influência direta na disposição, no ânimo e no humor.

Por isso, ter um acompanhamento de um nutricionista é um diferencial na rotina de quem procura dar sempre o máximo de si em tudo que faz. Além disso, é importante otimizar o tempo: ter suas comidas sempre preparadas e horários certos para cada refeição podem te fazer ganhar uns minutinhos a mais para gastar na academia.

2. Descanso

Ninguém é de ferro e, por mais organizados que sejamos, um dia mais longo no trabalho ou um treino mais intenso podem acabar consumindo toda a energia e disposição que tanto lutamos para acumular.

O ideal é que, mesmo com a rotina agitada, sejam cumpridas as oito horas de sono recomendadas por diversos estudos e órgãos de saúde. Uma ou mais noites mal dormidas podem resultar não só em falta de energia, mas também em problemas de cognição, concentração e humor.

3. Suplementação e pré-treino

Quem não consegue seguir uma dieta à risca pode optar por outras fontes de energia para equilibrar a ingestão dos nutrientes que o corpo precisa para uma rotina tão agitada. Duas dessas fontes são muito conhecidas por quem pratica atividade física: suplementos alimentares e pré-treinos.

Proteínas, carboidratos, vitaminas e outras substâncias e nutrientes podem ser repostos e equilibrados com a suplementação indicada por um profissional. Além disso, o pré-treino é uma dose de energia que surge como uma solução imediata.

4. Bebidas energéticas

Quem não usa suplementos alimentares ou pré-treinos pode encontrar nas prateleiras de supermercados ou até mesmo nas geladeiras de lanchonetes das academias uma fonte acessível e saborosa para uma dose extra de energia.

As bebidas energéticas dão um ânimo a mais, além de serem encontradas também em versões sem açúcar e de baixas calorias para não influenciarem no balanço de quem tem uma alimentação regrada.
Um ingrediente importante dos energéticos é a cafeína que está presente em todos os tipos. Mas, o mais importante é a tabela nutricional para ver se o produto é de qualidade! Depois vem o sabor, porque se não for agradável não vale a pena consumir só pelos benefícios! Tem que ser gostoso também, né gente!!!

5. Motivação e dedicação

E é justamente na motivação e na dedicação que podemos encontrar força e ânimo para cumprir com as atividades diárias. Não há nada mais satisfatório do que saber que cumprimos bem todas as obrigações e que ainda temos tempo livre para praticar uma atividade que amamos.

Ter amigos que compartilham dos mesmos hobbies ajuda a não perder a motivação para correr. Seja na assessoria esportiva que você treina, em páginas ou grupos nas redes sociais, ou treinos entre amigos e grupos que se reúnem para praticar o esporte, não faltam pessoas que têm a mesma paixão que você! Quando corremos entre amigos, o estado de espírito muda, você vai lá não só para correr, mas para ver seus amigos, trocar experiências e correr junto.

Na teoria da inteligência emocional, o ambiente em grupo muda o estado de espírito e isso faz a motivação ser diferente também.

Ajude-nos a adquirir novos materiais

Nossa Carretinha/Reboque com todo o nosso material esportivo foi furtada.

HORÁRIO DOS TREINOS | Brasília - DF

Segunda a Quinta a partir das 19h30

Estacionamento 13, Parque Sarah Kubistcheck

Gostaria de fazer uma aula experimental