hiperatividade logo

Exercício físico e sono: a relação fundamental para uma vida saudável e equilibrada 

Você sabia que existe uma relação muito importante entre o exercício físico e o sono? Pois é, esses dois elementos estão diretamente relacionados e podem influenciar bastante no seu desenvolvimento pessoal e na sua saúde como um todo. Vamos entender melhor como isso funciona? 

Para começar, o exercício físico é fundamental para quem busca uma vida saudável e equilibrada. Além de ajudar a manter o peso ideal e fortalecer o corpo, ele também é responsável por liberar hormônios que melhoram o humor e sofrem o estresse. E acredite: tudo isso tem uma influência direta no seu sono! 

Quando você se exercita, seu corpo trabalha bastante e gasta muita energia. Isso significa que, ao final do dia, você está mais cansado e, consequentemente, tem mais facilidade para pegar no sono. Além disso, a prática regular de atividade física ajuda a regular o relógio biológico do corpo, o que significa que você pode ter uma rotina de sono mais regular e saudável. 

Mas a relação entre o exercício e o físico sono não para por aí! Sabe aquela sensação de relaxamento que sentiu após uma atividade física intensa? Pois é, ela não é à toa. Durante o exercício, o corpo libera endorfina, que é um hormônio responsável por nos deixar mais relaxados e felizes. E isso acaba confiante para que o sono seja mais tranquilo e reparador. 

No entanto, é importante lembrar que essa relação não é uma via de mão única. Ou seja, não é apenas o exercício físico que influencia o sono, mas o sono também influencia a prática de atividade física. Quando você dorme bem, seu corpo tem mais disposição e energia para se excitar. Já quando você não dorme bem, é mais difícil ter motivação para se mexer. 

Por isso, é fundamental cuidar da qualidade do sono e do exercício físico de forma equilibrada e consciente. Procure estabelecer uma rotina saudável e regular, com horários definidos para dormir e acordar, além de atividades físicas que sejam prazerosas e cumpridas às suas necessidades. 

Enfim, não é à toa que o exercício físico e o sono são dois elementos tão importantes para a nossa saúde e bem-estar. Eles são peças-chave de um estilo de vida saudável e equilibrado, que contribuem para o nosso desenvolvimento pessoal e para uma vida mais feliz e produtiva. Então, não perca mais tempo e comece hoje mesmo a cuidar desses dois elementos tão importantes! 

Ajude-nos a adquirir novos materiais

Nossa Carretinha/Reboque com todo o nosso material esportivo foi furtada.

HORÁRIO DOS TREINOS | Brasília - DF

Segunda a Quinta a partir das 19h30

Estacionamento 13, Parque Sarah Kubistcheck

Gostaria de fazer uma aula experimental