hiperatividade logo

Cuidados com sua Pele

A corrida de rua é um esporte viciante para seus praticantes fiéis. Exige, além de determinação e  muita resistência, horas e horas de exposição solar e atividade ao ar livre durante os treinos, que podem chegar a várias horas de duração. É importante que o corredor se lembre de cuidar da pele durante os treinos, já que a exposição ao sol tende a aumentar com corridas  cada vez mais longas, a medida que o atleta vai alcançando novas distâncias, e há o acúmulo de dano solar ao longo do tempo, principalmente para os praticantes mais antigos da modalidade. O uso de um protetor solar com alto fator de proteção UVA/UVB (sempre maior que 30) e que seja resistente ao suor é fundamental, de preferência que não arda os olhos.  Esse hábito previne não só o surgimento de manchas, flacidez e rugas na pele, como também evita o câncer de pele. Os protetores em formato de bastão são mais aderentes e ótimos para reaplicação rápida no treino e uso ao redor dos olhos e sobrancelhas. Roupas com proteção UV, bonés e óculos escuros complementam de forma eficiente a proteção e também não devem ser esquecidos. Para corridas de longa distância e treinos mais demorados, é importante reaplicar o filtro sempre que possível.  O uso de antioxidantes tópicos na pele, como a vitamina C, ou em cápsulas, na forma de fotoprotetores orais, também ajudam a minimizar os danos oxidativos  e radicais livres produzidos pela exposição solar e pelo exercício em si, e são excelentes aliados para quem corre muito.

Dra. Tainah de Almeida, médica dermatologista e consultora do Grupo Hiperativo.

Os atletas de corrida podem ter mais tendência a machucados nos pés e nas unhas, o que muitas vezes favorece problemas como calos, hematomas e micoses. É importante estar sempre examinando esses locais e procurar orientação do dermatologista caso seja percebida alguma alteração. É comum também a ocorrência de assaduras e lesões por atrito em locais como coxas e virilhas, o que é muito incômodo, mas pode ser prevenido com roupas adequadas para a prática de esporte, uso de cremes de barreira ou emolientes  (como a vaselina) nessas áreas, antes do treino, hábitos de higiene adequados e cremes hidratantes calmantes e cicatrizantes após a corrida. A região também deve ficar sempre seca e ventilada, para evitar a irritação e também o crescimento de fungos.

Corredores de alta performance também apresentam muitas vezes um envelhecimento mais acentuado, seja pela exposição solar intensa, seja pelo baixo índice de gordura corporal e facial. Isso se reflete muitas vezes em uma pele mais flácida na face e no corpo e em um rosto com aspecto emagrecido característico. Para esse perfil de pacientes, procedimentos médicos que utilizam bioestimuladores de colágeno são ótimas opções para deixar a pele mais firme e repor naturalmente e gradativamente o volume de gordura perdido ao longo dos anos praticando o esporte.

Seu dermatologista de confiança pode te ajudar a alcançar suas metas na corrida, sem deixar de cuidar da pele e prevenindo o envelhecimento precoce e o câncer de pele! 

Drª Tainah Almeida, Dermatologista atende na Clínica Inovaderm ,

Atendimento – Segunda à Sexta – 8h30 às 18h.
Serviços especiais – Atendimento em domicílio.

Biosphere Health Center 
SHLN, Lote 9, Bloco A – Salas 207/209
Asa Norte, Brasilia – DF – CEP 70770-560
Telefone: (61) 3447.6004 | (61) 98667.5503
atendimento@clinicainovaderm.com.br

Ajude-nos a adquirir novos materiais

Nossa Carretinha/Reboque com todo o nosso material esportivo foi furtada.

HORÁRIO DOS TREINOS | Brasília - DF

Segunda a Quinta a partir das 19h30

Estacionamento 13, Parque Sarah Kubistcheck

Gostaria de fazer uma aula experimental