Como o HIIT afeta seu apetite?

O HIIT é intenso, rápido e nos deixa exaustos, o que deve significar que nos deixa com fome, certo? Surpreendentemente, não é bem assim!

O efeito específico que o HIIT tem no nosso apetite permanece um assunto de interesse entre cientistas do exercício. Alguns estudos sugerem que o HIIT suprime nosso apetite e, portanto, reduz nossa ingestão de energia. Entretanto, também há cada vez mais evidências que sugerem que exercícios de alta intensidade podem melhorar a sensibilidade causada por hormônios do apetite, o que por sua vez significa que o apetite pode ser regulado com mais eficácia.

A ciência do apetite.

O apetite é o desejo de comer e pode ser influenciado tanto por fatores psicológicos quanto bioquímicos. A interleucina-6 (IL-6) é uma proteína e molécula sinalizadora secretada por diversos órgãos do corpo, ela é associada a vários processos corporais, inclusive o apetite. A IL-6 estimula a liberação de hormônios que estão envolvidos na regulação do nosso apetite.

Algumas pesquisas demonstram que o HIIT aumenta a atividade da IL-6 e reduz a concentração de hormônios que estimulam o apetite, como a grelina. A grelina é muitas vezes chamada de hormônio da fome porque estimula nosso apetite e promove o armazenamento de gordura. Ela é liberada principalmente no estômago, mas também pode ser liberada em pequenas quantidades pelo cérebro, pâncreas e intestino delgado.

As evidências:

Um estudo feito por pesquisadores da University of Western da Austrália descobriram que ao completar 30 minutos de HIIT, um grupo de homens com sobrepeso ficou inclinado a consumir menos calorias em comparação ao que consumiram depois de completar 30 minutos de exercícios de intensidade moderada.

Entretanto, as pesquisas são conflitantes, pois alguns cientistas sugerem que o HIIT não tem efeito independente no apetite de algumas pessoas, especialmente das que têm sobrepeso. O que fica claro é que, o HIIT pode induzir efeitos psicológicos e metabólicos similares aos de exercícios contínuos de intensidade moderada, que exigem mais tempo para realizar. Resumindo, uma sessão de 20 minutos de HIIT pode te deixar com tanta fome quanto uma hora de corrida.

Recapitulando:

Ainda não foi decidido qual é exatamente o efeito que o HIIT tem no nosso apetite, mas o que sabemos com certeza é que uma boa nutrição é essencial para otimizar o desempenho nos treinos. Nem precisamos dizer, mas seguir uma dieta rica em carboidratos, proteínas e gorduras saudáveis é uma forma garantida de se colocar no caminho para alcançar suas metas no HIIT.

Deixe uma mensagem