hiperatividade logo

Açúcar demerara: o que é, benefícios, calorias e mais

O açúcar demerara recebe menos componentes químicos durante o processo de fabricação quando comparado ao açúcar refinado, e é justamente essa diferença que o torna tão requisitado. Devido à ausência de elementos agressivos, a sacarose de cor acastanhada e grãos granulados apresenta mais propriedades benéficas à saúde.

Para muitos, o açúcar é o vilão número um da saúde, mas não é bem assim. Quando consumido de forma equilibrada, os açúcares com poder nutricional mais alto adicionam vitaminas e minerais ao organismo.

É possível observar tais qualidades por meio da cor: quanto mais escuro o açúcar, mais perto do estado bruto ele está e, consequentemente, mais nutrientes tem.

Propriedades e benefícios

Vitaminas do complexo B

São vitaminas importantes para diversas funções do metabolismo, principalmente como coenzima nos sistemas nervoso e digestivo. Dessa forma, ajudam o funcionamento do organismo como um todo.

Cálcio

O cálcio é o principal mineral para a saúde óssea e a dos dentes, bem como para a manutenção das funções neuromusculares.

Potássio

Desempenha papel fundamental na contração do músculo estriado esquelético, responsável pelos movimentos voluntários do corpo. Além disso, é importantíssimo para a função cardíaca.

Cobre

O cobre ajuda na formação de células sanguíneas, hormônios e enzimas. Também auxilia a síntese de neurotransmissores, tidos como “mensageiros químicos” que transportam, estimulam e equilibram os sinais entre os neurônios, as células nervosas e as outras áreas do organismo.

Magnésio

O magnésio participa da síntese de proteínas e do transporte de energia entre as células, além de contribuir para o bom funcionamento celular, necessário para a saúde hormonal.

Fósforo

Presente em todas as membranas celulares, integra a estrutura dos ossos e dentes e atua na contração muscular.LEIA MAIS

Diferença entre açúcar demerara e os outros tipos

Segundo a Anvisa, açúcar é a sacarose obtida da cana ou da beterraba – de forma menos frequente, até de outros vegetais – por meio de processos industrializados. Dessa forma, existem diversos tipos de açúcar que podem ser classificados como refinado, cristal, demerara, mascavo etc.

As principais diferenças entre os açúcares envolvem propriedades nutricionais, gosto e cor. Confira algumas comparações:

Açúcar de coco: trata-se de uma das melhores opções para adoçar alimentos e bebidas, visto que tem baixo índice glicêmico, menor do que o do açúcar demerara. Isso significa que picos de insulina podem ser evitados, bem como a fome repentina depois da refeição, de modo que a saciedade é preservada por mais tempo.

Açúcar mascavo: é uma opção com baixo índice glicêmico que passa por pouco refinamento e, por isso, concentra muitos nutrientes em sua fórmula. Porém, é uma versão pouco difundida na mesa dos brasileiros, pois adiciona cor aos preparos e um gosto um pouco menos adocicado do que se comparado, por exemplo, ao açúcar demerara.

Açúcar refinado: embora seja a versão mais comum de açúcar consumida pelos brasileiros, tem somente calorias e glicose. Sua carga glicêmica é alta, causando picos de glicose no sangue e maior secreção de insulina, hormônio que retira o açúcar do sangue e o transforma em energia. Costuma ter poder de adoçar maior do que o do açúcar demerara.

Açúcar demerara engorda?

Independente dos potenciais nutrientes, qualquer açúcar é fonte alta de energia. Por isso, se consumido em excesso, o açúcar demerara pode engordar.

Calorias

Apenas 10 gramas dessa versão apresenta 40 calorias, quantidade semelhante a dos outros tipos de açúcar.

Índice glicêmico

A velocidade pela qual o açúcar dos alimentos chega à corrente sanguínea é chamada de Índice Glicêmico (IG). O do açúcar demerara é 65, o que o posiciona como IG médio, ou seja, velocidade de absorção mediana.

Quanto mais alto o IG, mais intensos são os picos de glicose e menos tempo a saciedade dura. Além disso, os alimentos de rápida absorção liberam grande quantidade de insulina, hormônio que pode atrapalhar o emagrecimento, independente do rigor da dieta e da frequência dos exercícios físicos.

Quem não deve comer?

Pessoas com diabetes não devem consumir demerara ou de outros tipos de açúcar.

Quanto é indicado por dia?

Assim como todos os açúcares, a ingestão de demerara não deve ultrapassar 10% do consumo calórico diário requerido por cada organismo. Por exemplo, uma dieta de duas mil calorias permitiria o consumo de três colheres de sopa.

Como usar em receitas?

A proporção de açúcar demerara é semelhante à quantidade do refinado em receitas, a diferença fica por conta do gosto de cada um, assim como seus benefícios para o organismo.

Inclusive, o açúcar demerara costuma ser mais doce, mas seus grãos espessos demoram para serem dissolvidos, o que dá a impressão de que não adoça.

Portanto, a dica é adicioná-lo aos preparos, como sucos, leites e vitaminas, minutos antes do consumo. Em outras receitas, como bolos, é interessante deixá-lo “de molho” por alguns instantes em algum ingredientes líquido para que suas pedras se dissolvam.


Ajude-nos a adquirir novos materiais

Nossa Carretinha/Reboque com todo o nosso material esportivo foi furtada.

HORÁRIO DOS TREINOS | Brasília - DF

Segunda a Quinta a partir das 19h30

Estacionamento 13, Parque Sarah Kubistcheck

Gostaria de fazer uma aula experimental